top of page

 

 

Release::::::::::

 

Tipoia Festival: sinônimo de cultura e resistência

 

Em sua 14ª edição, evento reúne uma programação cultural diversificada na Mata Norte de Pernambuco

 

 Este ano o Tipoia será realizado de 11 a 17 de novembro, com incentivo do Funcultura e Governo do Estado e uma programação musical com nomes de peso, além das oficinas, mostras de vídeo, debates e exposições.

 

A partir da segunda-feira, dia 11 de novembro, começam as oficinas de formação, com cursos de quatro dias de duração e que irão abordar fotografia; oficina de bateria; oficina de roadie; trabalho com barro; e animação. As atividades revestem-se de grande importância para a cadeia cultural da região, visto que a partir dos primeiros contatos com as diversas linguagens artísticas, jovens da região sentem-se estimulados a trilhar o caminho da arte e despertam para novas habilidades que até então estavam veladas.

 

Com a Mostra de filmes – que este ano traz como tema o Futebol - muitas pessoas da cidade e região poderão ter contato com o cinema, linguagem, infelizmente, tão rara nas cidades do interior. Como símbolo que representa para a cidade, o artesanato de barro não poderia ficar de fora do evento e por isso exposições de artistas de Tracunhaém também farão parte das atividades do Festival.

 

No sábado, uma das novidades da edição deste ano é a parceria com o II Encontro de Coletivos e Agentes Culturais da Mata Norte, que promoverá o debate acerca da cadeia produtiva da Mata Norte de Pernambuco, região que hoje - mais do que promissora economicamente - vem se destacando pelo desenvolvimento sociocultural impulsionado por uma leva de projetos culturais que congregam gestores, produtores da região, cada vez mais empoderados e atuantes nas discussões sobre políticas públicas culturais.

 

E no fim de semana, de 15 a 17 de novembro, é a vez de as novas e veteranas bandas se apresentarem num dos palcos mais concorridos de festivais da Mata Norte. A programação musical do Tipoia, mais uma vez, repete a fórmula que há anos faz sucesso: oportunidade para novos grupos mostrarem seus talentos e espaço para que as bandas já conhecidas do grande público possam deixar a sua marca no festival.

 

Um dos grandes destaques do Tipoia é justamente a sua democrática programação cultural, que reúne pessoas de Tracunhaém e cidades vizinhas, juntando vários públicos e até contribuindo para quebrar preconceitos que se imagina que “shows de rock” ainda possam enfrentar, sobretudo numa cidade cuja população pouco acesso tem a eventos culturais e portanto, sem acesso, não pode formar repertórios. O Festival representa esse acesso cultural que ganha o apoio das pessoas abertas para ao novo e ávidas por cultura e diversão.

 

E assim é o Tipoia, quebrando preconceitos, resistindo, fomentando a cultura da Mata Norte, estimulando a renovação musical e o contato com grandes nomes da nossa cultura; reunindo estudantes, artistas, produtores culturais, gerando renda para o comércio local e desenvolvendo a cadeia produtiva cultural; uma referência para outros festivais de música e cultura na Mata Norte do estado.

 

bottom of page